NARDIN Assessoria Contábil
Aliando a tecnologia em seu dia a dia, oferecemos soluções contábeis modernas e, ao mesmo tempo, simples e eficientes!

TOMADA DE DECISÃO: COMO O SEU CONTADOR PODE TE AJUDAR?

Neste artigo, mostraremos como o seu contador pode se tornar o maior parceiro do seu negócio e colocá-lo em um nível de gestão jamais experimentado em toda a sua existência. Acompanhe!

Há alguns anos, o contador era visto como um profissional responsável apenas por guardar os livros contábeis e cumprir com as obrigações tributárias e trabalhistas de um negócio. Nunca se imaginou que esse profissional, que antes ficava dentro de seu escritório executando suas rotinas, seria um elemento-chave e crucial na tomada de decisão de um negócio.

Com o passar dos anos, os serviços contábeis foram sendo percebidos como uma poderosa e efetiva ferramenta de gestão, possibilitando aos empresários uma maior análise da situação patrimonial, financeira e fiscal de seus negócios.

Neste artigo, mostraremos como o seu contador pode se tornar o maior parceiro do seu negócio e colocá-lo em um nível de gestão jamais experimentado em toda a sua existência. Acompanhe!

AS ATIVIDADES DE UM CONTADOR DENTRO DA EMPRESA

O contador é um profissional que tem múltiplas atribuições dentro de uma empresa. Ele atua em diversos segmentos e tem impacto direto na sua geração de resultados. Porém, seu trabalho inicia-se muito antes de um empreendimento emitir seu primeiro documento fiscal.

O contador pode ajudar o empresário a avaliar a viabilidade do negócio bem como analisar sua rentabilidade e projeção de fluxo de caixa. Além disso, podemos destacar outras atribuições de valor inestimável que um contador poderá oferecer à sua empresa:

  • efetuar o planejamento tributário e sucessório;
  • avaliar o valor de mercado da empresa;
  • realizar a assessoria contábil, fiscal, trabalhista, societária e financeira;
  • assessorar na automação de processos e melhoria dos procedimentos internos.

Além dessas, obviamente, o profissional da contabilidade também efetuará suas rotinas tradicionais, tais como: escrituração contábil, apuração tributária, emissão de guias, suporte no cumprimento de obrigações acessórias, entre outras.

O CONTADOR E O SUPORTE NA TOMADA DE DECISÃO

Algumas pessoas podem se questionar como o contador poderia ter um impacto tão grande na tomada de decisões de uma empresa. Isso se deve ao fato de o contador ser o profissional que, normalmente, está mais próximo do dia a dia dos pequenos e médios empresários.

Diferentemente de outros profissionais — como o advogado, que é contratado apenas em situações mais específicas — o contador está diariamente realizando ações com os dados que são gerados em sua empresa, permitindo que ele fique muito próximo das operações realizadas.

Devido a essa relação de proximidade e seus conhecimentos sobre negócios, fica mais fácil para ele identificar pontos que podem ser melhorados, bem como aqueles que são passíveis de gerar prejuízos ou riscos para a empresa, fornecendo uma base de informações sólidas e confiáveis para que o empresário possa tomar decisões que impactarão diretamente no futuro do seu negócio.

A ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE NOS PROCESSOS DE DESBUROCRATIZAÇÃO

O ambiente empresarial no Brasil é extremamente burocrático. Quando voltamos nossa atenção para a questão tributária a situação piora ainda mais. Temos um emaranhado de Leis complexas e, se isso já não fosse suficiente, elas sofrem alterações com uma frequência quase que diária.

Nesse cenário caótico, encontramos o empresário, firme e focado em tentar conquistar o seu espaço no mercado com um ordenamento jurídico tão trançado e repleto de burocracias que, na maioria das vezes, não tem sentido algum.

Graças aos contadores, esse tipo de burocracia pode ser amenizado, tendo em vista que muitas dessas obrigações são cumpridas por esses profissionais, aumentando a sua participação nas atividades da empresa e fortalecendo a necessidade de tê-lo como um parceiro de negócios.

Apesar desse cenário, o Brasil vem mudando bastante e algumas práticas estão sendo adotadas para reduzir as burocracias e diminuir a intervenção do estado sobre as práticas que são realizadas no ambiente empresarial. Uma dessas estratégias foi a promulgação da chamada Lei da Liberdade Econômica, ocorrida em setembro de 2019.

A grande vantagem desses processos de desburocratização é que os contadores terão mais tranquilidade para realizarem as atividades que proporcionem mais benefícios de gestão para os empresários.

Em entrevista ao Jornal Nacional e o Portal de Notícias G1, o empresário contábil Milton Ozai demonstra isso de forma bem clara ao mencionar que à medida que o Governo simplifica seus processos, os profissionais contábeis conseguirão atuar cada vez mais como contadores “de fato”, podendo agregar mais valor ao negócio e ajudando o empresário a tomar boas decisões.

AS CONSEQUÊNCIAS DE CONTRATAR UM PROFISSIONAL POUCO CONFIÁVEL

Normalmente, os empresários não têm todo o conhecimento contábil, fiscal e trabalhista necessários para a manutenção da sua empresa e atendimento a todas as obrigações destinadas a ela. Com isso, eles acabam não conseguindo identificar se o trabalho do profissional contratado está sendo realizado 100% em conformidade com a Lei, bem como com o que a empresa necessita.

Se um empresário contrata um contador acreditando que sua contabilidade está em dia enquanto não está, os resultados da má prática podem ser visíveis apenas meses ou anos depois que os processos foram executados, quando ocorrem autuações, notificações ou até mesmo processos em esferas trabalhistas e fiscais.

Sendo assim, para evitar esse tipo de problema e garantir todos os benefícios que a contabilidade pode oferecer é necessário ter cuidado com o profissional ou empresa contábil que você vai contratar. É preciso avaliar a estrutura, bem como seu tempo de atuação no mercado antes de decidir sobre a contratação da melhor contabilidade.

A IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS NO SETOR CONTÁBIL DAS EMPRESAS

Antes de a empresa apresentar problemas sérios em sua parte contábil, ela gera alguns sintomas que você precisa ter sensibilidade para avaliar, junto ao suporte do seu contador. Veja alguns desses indícios:

  • problemas na emissão de certidões de regularidade fiscal;
  • multas por atraso na entrega de obrigações acessórias;
  • fiscalizações constantes na empresa;
  • processos na esfera trabalhista;
  • perda de documentos e informações;
  • excesso de papel transitando entre a empresa e contabilidade;
  • execução de muitos processos manuais;
  • falta de orientações advindas da contabilidade.

A CONSULTORIA CONTÁBIL E O SEU PAPEL NAS EMPRESAS

Um contador deve ser formado em Ciências Contábeis, com isso, percebe-se que estamos frente a uma ciência, onde o profissional contábil estuda os fenômenos econômicos e financeiros das organizações. Nesse sentido, fica claro que o papel da consultoria contábil vai muito além do atendimento às demandas burocráticas da empresa.

Contratar a uma contabilidade consultiva em sua empresa que, efetivamente, faça o trabalho da forma correta, é garantir um bom funcionamento do negócio, atendimento de todas as questões legais e, principalmente, auxílio na tomada de decisão.

A ESCOLHA DE UMA EMPRESA DE CONTABILIDADE

Antes que um contador possa auxiliar a sua empresa a ter sucesso no seu segmento é importante que ele mesmo, ou sua organização, já tenha alcançado um alto posto dentro da sua atividade. Um educador físico não terá muito sucesso em auxiliar um aluno a emagrecer se, ele mesmo, está acima do peso e não adota hábitos saudáveis em sua vida.

O ponto que queremos chegar com isso é que você precisa analisar a estrutura do escritório contábil que deseja contratar. Para tanto, é necessário avaliar alguns fatores, tais como:

  • estrutura física;
  • tecnologia utilizada;
  • equipe de profissionais que atuam na empresa contábil;
  • tempo de experiência;
  • quantidade de clientes e suas opiniões.

Além disso, é fundamental que, antes de tomar a decisão sobre a contratação de uma empresa de contabilidade você verifique se ela tem certificações de qualidade, como a ISO 9001, bem como se ela já conta com outras empresas de segmentos semelhantes ao seu no quadro de clientes.

Como você pode perceber, a contabilidade de uma empresa é uma ferramenta capaz de desenvolver um nível de gestão inimaginável, proporcionando uma melhor tomada de decisão que contribua para o crescimento e desenvolvimento do negócio, evitando erros causados por falta de análise de dados e informações financeiras, contábeis, fiscais e trabalhistas.

Gostou destas informações? Quer saber um pouco mais sobre esse tipo de serviço? Então, entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em atender você e ouvir suas necessidades.

Tecnologia do Google TradutorTradutor